Publicidade
Cervejeiros

Blog Cervejeiros | Cervejas mais alcoólicas do mundo

Por Bento Ferreira

Sabemos que a cerveja é uma das maiores descobertas do homem. Ela possui um aroma agradável, um gosto inconfundível, e depois de tomar algumas temos a sensação de embriaguez agradável. Claro, em primeiro lugar bebemos porque amamos seu sabor, mas é esses são os sentimentos que nos fazem voltar.

Com a revolução das cervejas artesanais, as microcervejarias em todo o mundo estão se concentrando na criação de cervejas artesanais de alta qualidade e algumas com o teor alcoólico mais elevado.
Existem muitos conceitos errados sobre o teor de álcool e cerveja. Atualmente não existe um estilo de cerveja que possa dizer que ela é definitivamente a mais forte. Portanto, os IPAs não têm necessariamente o maior teor de álcool. E maior teor de álcool, nem sempre significa melhor qualidade.
Por isso elaborei uma lista das 10 cervejas mais fortes do mundo.

10 - Christmas Spirit Baladin
Cervejaria: Baladin
Origem: Itália
ABV: 40%
O ultra forte “Christmas Spirit” de Baladin foi destilado em 2011, após ser envelhecido em barris de carvalho por três anos. Considerada uma “joia para os apreciadores”, esta cerveja de cor amarelo palha é macia, com leves notas de madeira e chocolate.

09 - BrewDog Sink the Bismark
Cervejaria: BrewDog
Origem: Escócia
ABV: 41%
Muitas pessoas atribuem à equipe da BrewDog, sediada na Escócia, por popularizar toda a busca pela cerveja mais forte do mundo. Anos atrás, a marca criou uma bebida 18,2% ABV Tokyo e, após críticas em massa dos fãs de cerveja, decidiu responder de forma rancorosa, continuamente aumentando sua própria aposta.

8 - Schorschbrau Schorschbock 43
Cervejaria: Schorschbräu
Origem: Alemanha
ABV: 43%
Acostume-se a ver o nome, pois esses alemães farão parte da lista mais de uma vez. Esta Eisbock (cerveja gelada) foi produzida apenas uma vez e, devido ao seu sabor pobre (esmagadoramente picante), nunca foi considerada nada além de um truque - assim como a maioria das "cervejas mais fortes do mundo".

7 - Koelschip Obilix
Cervejaria: Koelschip
Origem: Holanda
ABV: 45%
Outro nome que você verá mais de uma vez, Koelschip não brinca quando o assunto é cervejas extremas. Como muitas das outras cervejas da lista, esta coisa era uma bebida limitada e é extremamente difícil de conseguir.

6 - BrewDog The End Of History
Cervejaria: BrewDog
Origem: Escócia
ABV: 55%
O pessoal da BrewDog faz outra aparição na lista e, embora esteja mais uma vez aquém do primeiro lugar, ganhou algumas outras menções notáveis. Esta cerveja belga ultra limitada ganha o prêmio de embalagem mais legal da lista, visto que a garrafa está embrulhada em um esquilo morto. O modesto preço de US$ 780 por garrafa, a cerveja contém notas de bagas de zimbro, hidromel e urtiga. Também é considerada a cerveja mais cara.

5 - Schorschbrau Schorschbock 57
Cervejaria: Schorschbräu
Origem: Alemanha
ABV: 57%
Já dissemos que esses alemães estão em uma missão para ganhar o primeiro lugar. Embora seu carro-chefe Schorschbock 57 tenha ficado aquém disso, a bebida apropriadamente intitulada é seriamente forte. Se você está procurando uma cerveja suave e saborosa, procure outro lugar. Essa cerveja é descrita como nada mais do que uma dose ardente de bebida.

4 – BrewD Strength In Numbers
Cervejaria: BrewDog
Origem: Escócia
ABV : 57,8%
Leveduras comumente utilizadas para produzir cerveja não chegam a atingir valores muitos superiores a 14% de álcool ao fermentar o mosto. Para atingir percentuais elevados de teor alcoólico na cerveja uma técnica que pode ser utilizada é a do estilo alemão chamado eisbock onde uma série de congelamentos/descongelamentos da cerveja vai eliminando gradativamente a água da bebida. Para a cerveja mais forte do mundo, a Brewdog contribuiu para o projeto com um barril de sua Belgian Golden Ale 26% ABV chamada Death or Glory, ela envelheceu em um barril de uísque escocês por 10 anos. O barril foi enviado para a Alemanha e misturado Schorschbräu Eisbock de 30% ABV. A mistura passou pela série de congelamentos até atingir a marca de 57,8%.

3 - Koelschip Start the Future
Cervejaria: Koelschip
Origem: Holanda
ABV: 60%
Você provavelmente está começando a ver um padrão aqui. A busca pela cerveja mais forte do mundo consiste em um pequeno punhado de microcervejarias, que continuamente apresentam criações mais fortes a cada poucos anos. Depois de ver o sucesso com o Obilix, a Koelschip voltou às pranchetas e ganhou temporariamente o primeiro lugar na categoria de cervejas fortes com esta mistura. A cerveja foi criada em resposta a The End Of History de 55% ABV da BrewDog, e é dito que tem gosto mais de álcool do que de cerveja real.

2 - Brewmeister Armageddon
Cervejaria: Brewmeister
Origem: Escócia
ABV: 65%
Em 2012, a cervejaria escocesa decidiu que era algo feito de lado, assistindo BrewDog, Schorschbrau e Koelschip irem de igual para igual na busca pela cerveja mais forte. Então o que eles fizeram? Eles lançaram a Armageddon com 65% de ABV, a mais nova cerveja mais forte do mundo. Destinada a ser consumida como um uísque de qualidade, esta mistura é feita de malte cristal, trigo, aveia em flocos e água mineral 100% escocesa.

1 - Brewmeister Snake Venom
Cervejaria: Brewmeister
Origem: Escócia
ABV: 67,5%
Provando que era a única concorrente, a cervejaria escocesa se superou em 2013, lançando o novo cinturão da cerveja mais forte do mundo. A Snake Venom apropriadamente intitulada, ela é feita com malte de turfa de fumaça junto com champanhe e fermento ale. Você pode comprar uma garrafa de 255ml por apenas US$ 80,00.


E aí, você encararia alguma dessas cervejas? Na próxima semana iremos falar da cervejas mais alcoólica já produzida no Brasil. Não esqueça de me seguir nas redes sócias @bentocla.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.