Publicidade
Notícias | Região Olho no céu

Meteoro de alta magnitude é flagrado por observatório de Taquara

Desde janeiro o observatório já registrou quase 11 mil meteoros, mas apenas sete de magnitude elevada

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 24.07.2020 às 18:18 Última atualização: 24.07.2020 às 18:18

Mais um meteoro fireball foi registrados no céu do Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira (24). O Observatório Heller&Jung, de Taquara, fez o registro às 02h21. Conforme o professor Carlos Fernando Jung, o fenômeno é parte da chuva de meteoros Alpha Capricornids. O meteoro entrou na atmosfera da Terra a uma altitude de 93,5 quilômetros e se extinguiu a uma altitude de 38,1 quilômetros sobre o oceano. “Teve uma duração de 3,003 segundos e uma magnitude de -4,1. Foi registrado sobre o oceano, a uma distância de 259,1 quilômetros da cidade de Taquara”, explica.

O professor destaca que avistar meteoros é comum em todo o mundo, mas os de alta magnitude, como o registrado na madrugada, são mais difíceis de ocorrer. “Desde janeiro até junho, já registrei quase 11 mil meteoros, mas somente sete de magnitude elevada”, conta.

A magnitude elevada é considera a partir da classificação -4. “ Quanto mais negativo o número, mais magnitude aparente [brilho] possuem. E quanto maior o brilho, maior o tamanho do meteoro”, finaliza.

Assista


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.