Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Imposto

Calendário de pagamento do IPVA entra na reta final

A partir de agora, proprietários de veículos que ainda não pagaram o imposto devem ficar atentos ao número final da placa

Última atualização: 01.04.2020 às 18:17

Proprietários em situação irregular correm risco de serem flagrados em blitz Foto: Receita Estadual/Divulgação
O calendário de pagamento Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ingressa na sua última etapa neste mês de abril. Apesar dos pedidos formalizados por deputados e também pelos proprietários de veículos, o governo do Estado não prorrogou o período limite para quitar o tributo. Além disso, quem ainda não liquidou o IPVA deve ficar atento aos prazos de quitação do imposto, que agora vigora conforme o número final da placa do veículo.

Nesta quarta-feira (1º) vence o pagamento para placas com final 1. O vencimento dos números seguintes ocorre sempre a cada dois dias úteis ao longo do mês de abril. Dessa maneira, na próxima sexta-feira (3), vencerá o prazo para veículos com final 2, e assim sucessivamente.

O calendário de pagamento antecipado com descontos totais encerrou na terça-feira (31), assim como para a terceira e última parcela para os motoristas que optaram pelo parcelamento do tributo. Dos cerca de 3,6 milhões de veículos tributáveis, já quitaram o IPVA cerca de 2 milhões.

Confira as datas máximas para pagamento

Final com número 1 – vencimento: 1º de abril
Final com número 2 – vencimento: 3 de abril
Final com número 3 – vencimento: 6 de abril
Final com número 4 – vencimento: 8 de abril
Final com número 5 – vencimento: 13 de abril
Final com número 6 – vencimento: 15 de abril
Final com número 7 – vencimento: 17 de abril
Final com número 8 – vencimento: 22 de abril
Final com número 9 – vencimento: 24 de abril
Final com 0 – vencimento: 27 de abril

Como pagar o IPVA

Neste período de restrição de deslocamentos, a Receita Estadual reforça a opção de pagamento online pelo Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (neste último somente para clientes). Uma grande parte dos contribuintes já utilizam aplicativos ou serviços de home banking no pagamento do IPVA, o que deve ser intensificado neste período. Quem não tiver acesso a essa modalidade precisa realizar o pagamento presencialmente nos bancos citados ou também nas agências lotéricas da Caixa.

Para fazer o pagamento, basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.

A consulta do valor a ser pago e multas e pendências podem ser acessados no site específico sobre o imposto (clique aqui) ou no aplicativo para dispositivos móveis (IPVA RS) disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.