Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Céu de luz

Prepare-se, aqui na região, para acompanhar mais uma chuva de meteoros

Fenômeno deve ocorrer na madrugada deste domingo

Por Adriana Lima
Última atualização: 14.12.2019 às 14:52

Imagem da câmera 6 do Observatório Heller &Jung, em Taquara, mostra 50 meteoros sobrepostos Foto: Reprodução
Depois de um show de luzes rasgando o céu na madrugada deste sábado (15), na região, o domingo pode mais uma vez registrar uma chuva de meteoros. Conforme o professor Doutor Carlos Fernando Jung, do Observatório Heller & Jung - Space and Sky Observatory, localizado em Taquara, o fenômeno do sábado teve seu pico entre as 2 e 3 horas da madrugada, mesmo horário em que deve repetir no domingo. "Será possível ver em todo Brasil, só não pode estar nublado", esclarece o especialista.

Jung acrescenta que não é preciso nenhum equipamento especial para que os moradores vejam as luzes. Pelas redes sociais, várias pessoas comentaram o fato que ocorreu no espaço no início do sábado. "Um eu vi 1:00, estava na free way sentido litoral", "...os mais brilhantes eu vi...", citavam. 

Luzes no sábado

Conforme Jung, o registro captado neste sábado pelas câmeras em Taquara mostraram uma chuva de meteoros chamada de "Geminidas" ou "Geminídeos" por conta de sua origem em um radiante na constelação de Gêmeos. "É uma das principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa", explica.

O professor ainda traz mais detalhes do fenômeno. "Foram registrados 200 meteoros em 15 câmeras que estavam em operação no Observatório. Essa chuva é anual e ocorre em dezembro, tendo o pico normalmente em torno do dia 13 ou 14", informa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.