Informe Publicitário Feevale Way

Universidade Feevale oferece ensino interativo e conectado ao mercado de trabalho

Feevale Way é uma aprendizagem alinhada a modelos finlandeses

Última atualização: 26.06.2020 às 16:35

A Universidade Feevale vem desenvolvendo uma forma de ensino que utiliza metodologias ativas. Trata-se da Feevale Way, uma aprendizagem combinada que proporciona aos alunos uma experiência que vai além da sala de aula, com atividades que vinculam as práticas ao mercado de trabalho, por meio de currículos 100% atualizados e alinhados a modelos finlandeses, educação de referência mundial.

Centro de Design Foto: Lohran Fagundes/Universidade Feevale


O reitor Cleber Prodanov explica que a Feevale Way apresenta um currículo objetivo e articulado com várias áreas do conhecimento, com o mercado de trabalho e com ambientes de inovação. “É um caminho mais objetivo, seguro e conectado com o século XXI”, destaca.

Conforme a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, os currículos preveem metodologias voltadas à aprendizagem combinada, que dá mais autonomia ao estudante e à aprendizagem por projetos que desenvolvem soluções para problemas reais. “Em todos os cursos temos atividades vinculadas às empresas do Feevale Techpark. Assim, preparamos o futuro profissional para um mundo hiperconectado, para resolver problemas complexos e para os relacionamentos multicanais deste século”, ressalta.

Centro de Design Foto: Divulgação/Universidade Feevale


Parceria com a Finlândia

A Universidade Feevale possui parceria com instituições da Finlândia há cerca de 15 anos, em especial com a Häme University of Applied Sciences (Hamk) e, mais recentemente, com a Finland University, consórcio que reúne quatro instituições de ensino do país: Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Tampere, Universidade de Turku e Universidade Åbo Akademi.

Essas parcerias deram condições à Feevale de compreender a forma como o seu aluno aprende, que é diferente do estudante finlandês, canadense ou coreano, por exemplo, outros países com os quais foi pensada a formação em nível de graduação. Esse repensar, aliado às novas tecnologias, permitiu à Instituição oferecer uma proposta de formação em graduação totalmente inovadora.

Com a Finland University, que congrega as melhores práticas das grandes universidades daquele país, a Feevale firmou uma parceria para a capacitação dos docentes em metodologias que privilegiam as práticas propostas nos cursos da Instituição. Essa capacitação permitiu a apropriação de métodos já implementados e avaliados naquele país. O desafio foi fazer a adaptação para a realidade do estudante da Feevale, e a essência da proposta está na Feevale Way.

Centro de Design Foto: Divulgação/Universidade Feevale


Currículos repensados

Quando os currículos dos cursos foram repensados, foi previsto que cada componente curricular tivesse um olhar voltado a competências a serem desenvolvidas no estudante, prevendo desafios para que este criasse o seu caminho, aliando o aprendizado às suas necessidades e desejos, em termos de aplicação desses conhecimentos. Essas atividades são consideradas na carga horária do curso e o conteúdo mais teórico é trabalhado a distância, permitindo ao estudante rever e se apropriar de conceitos e teorias, complementarmente à aula presencial. “Isso melhora as condições de aprendizagem, conforme as descobertas feitas pela neurociência sobre como se aprende, e também permite que os encontros presenciais sejam ainda mais práticos e aplicados, assistidos sempre pelos professores em sua jornada de construção do conhecimento”, frisa Angelita.

O principal benefício para o aluno é que todos os desafios e projetos propostos podem ser aliados ao seu propósito pessoal. Se ele pretende ser um empreendedor ao final do curso de Administração, ele terá seu negócio pensado e validado, e ainda terá apoio para incubá-lo no Feevale Techpark para conseguir recursos e parceiros de negócios. Se a sua finalidade é ser um fisioterapeuta que seja capaz de criar equipamentos que auxiliem na recuperação de pacientes de acidentes automotivos, por exemplo, ele poderá direcionar os projetos que são desenvolvidos ao longo do curso para essa proposta, recebendo apoio inclusive para construir os protótipos, testar seu modelo de negócio e buscar parceria com empresas para a produção e comercialização da sua ideia.

Se o sonho de um estudante de Pedagogia for criar objetos de ensino que aumentem as condições de aprendizagem de alunos de Ensino Fundamental com espectro autista, por exemplo, além da parceria com alunos dos cursos de Jogos Digitais e Design de Animação, poderá contar com empresas vinculadas ao Feevale Techpark para desenvolver e testar seu projeto. “A Feevale Way quer possibilitar que o conhecimento, aliado ao sonho e ao propósito de cada um, transforme e inove o mundo”, afirma o reitor Prodanov.

A Feevale Way possibilita:

- Práticas interdisciplinares
- Parcerias com grandes empresas e marcas
- Atividades discentes e autônomas
- Práticas vinculadas à realidade do aluno
- Maior contato com o mercado de trabalho

Tudo isso, com o uso intensivo da infraestrutura inovadora que a Feevale oferece:

- Laboratórios especializados e de última geração
- Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES)
- Hub One de Criatividade e Inovação: abriga empresas intensivas em conhecimento, centros de pesquisa, organizações voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico e prestadores de serviços avançados
- Feevale Techpark: um ambiente de convivência e sinergia entre a Universidade, o poder público e as empresas de base tecnológica, de indústrias criativas e outras áreas afins, para fomentar a realização de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e quaisquer outras expertises que possam ser agregadas ao Parque
- Ambientes inovadores

Ensino mais dinâmico

- Aprendizagem combinada, garantindo maior interação com os desafios do mercado
- Tecnologias educacionais mais dinâmicas
- Blackboard, a melhor ferramenta de ensino virtual do mundo
- Cursos com práticas da educação finlandesa
- Projetos voltados à solução de problemas reais
- Atividades em ambientes de inovação, como o Feevale Techpark
- Preparação para o mundo hiperconectado do século XXI
- Maior autonomia do aluno, com caminho feito por ele

Inscreva-se 2

Inscrições para o vestibular de inverno estão abertas

A Universidade Feevale está com inscrições abertas para o vestibular de inverno, nas modalidades presencial e digital. Para os cursos presenciais, as inscrições podem ser realizadas até as 22h do dia 10 de agosto, pelo site feevale.br/ingresso. Já para os cursos digitais, as inscrições devem ser feitas até as 12h do dia 22 de julho, pelo site digital.feevale.br. Os candidatos estão isentos do pagamento da taxa de inscrição e quem foi aprovado nos últimos três anos pode aproveitar a nota, sem precisar fazer vestibular, desde que haja vaga no curso desejado.

Ao realizar a inscrição para o processo seletivo, o candidato receberá um link para fazer a prova de redação on-line. Uma vez iniciada a prova, o candidato terá 60 minutos para finalizar e enviar a redação, não sendo possível, depois do encaminhamento, reiniciar ou retornar a mesma. O candidato que optar por ingressar com aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter feito prova no período compreendido entre 2016 e 2019.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.