Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Viver com saúde Bem-estar

Conheça o funcional soccer, um treino com bola para perder calorias

Modalidade une movimentos do treino funcional com técnicas do futebol e traz bem-estar de um jeito divertido para homens e mulheres

Por Adriana Lima
Última atualização: 12.01.2020 às 12:06

Funcional soccer tem atraído a cada dia mais adeptos Foto: Fotos Divulgação
Com facilidade técnica motora ou não, entre em campo hoje mesmo para se divertir cuidando da saúde. O funcional soccer, também chamado de cross soccer ou crossfut, é a modalidade indicada para quem gosta de futebol e quer aliar o esporte ao exercício funcional.

"A ideia é trabalhar a manutenção da saúde junto com o futebol. Se o aluno gosta de jogar futebol e quer treinar para se sentir melhor fisicamente ou se joga futebol nas suas brincadeiras de final de semana e até mesmo de forma amadora e quer desenvolver suas habilidades, será um treino prazeroso", destaca o educador físico Thiago Kehl, de Novo Hamburgo.

O profissional detalha que a atividade é feita em um espaço com gramado sintético. "O treino é pensado conforme o praticante que irá realizá-lo, mas em um cenário geral é feito um aquecimento muscular e articular, seguido de alongamentos e, então, os treinos funcionais, com e sem bola. Tem um ápice na metade para o final do treino e encerra com alongamentos", explica Kehl, acrescentando que não há restrição de idade ou sexo.

Auxílio profissional

Kehl reforça que, como toda prática física, é preciso acompanhamento profissional e avaliação médica. "O acompanhamento médico é essencial para qualquer pessoa e, em casos de patologias, ele deve ser ainda mais estreito. A partir disso, podemos montar os treinos, pensando nas individualidades de cada aluno e sabendo o que ele pode corresponder fisicamente. Lembrando que o treino serve para fazer a manutenção da saúde, nunca para prejudicar", cita.

Coordenação motora e busca pelo desempenho na aula Foto: Divulgação

Resultados para o corpo já no início

"Nas primeiras semanas o praticante sente melhor resistência no dia a dia, não chega no final tão cansado. Se pratica um esporte como lazer, acaba também sentindo reflexo dessa melhor condição física", diz.

É como um treino de um profissional?

Há muitas semelhanças nos exercícios e movimentos e a individualidade é respeitada. "Um mesmo exercício pode ser executado por um atleta profissional ou um 'atleta de final de semana' se a frequência  respeitar as limitações", conta Kehl.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.