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Cotidiano | Motores Mercado

Ranger Storm: forjada em meio à tempestade

Nova versão chega por R$ 150,9 mil e traz visual e acessórios desenvolvidos para melhorar o desempenho off-road, como o snorkel, que permite atravessar áreas alagadas com maior segurança

Por Adair Santos
Última atualização: 20.04.2020 às 13:54

Adesivos exclusivos. além do nome da versão ostentado na grade, ao melhor estilo F-150 Foto: Divulgação/Fotos Divulgação

Visual invocado, repleto de acessórios exclusivos. A Ranger Storm amplia a gama de versões da picape, chegando ao mercado por R$ 150,99 mil. As vendas começam nesta quarta-feira (1°) e os 60 primeiros compradores ganharão snorkel e capota marítima, equipamentos vendidos como acessórios e que, juntos, custam R$ 5,66 mil.

Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, a Storm seria lançada à imprensa de todo o Brasil no dia 19 de março, em Santo Antônio da Patrulha, evento que acabou cancelado devido à pandemia de coronavírus. Dessa forma, acabou detalhada nesta terça-feira (31) por videoconferência. À primeira vista, chama a atenção o nome estampado na grade frontal, ao melhor estilo F-150. Também conta com com adesivos, rodas em liga-leve 17", alargadores de para-lamas, estribos e santo-antônio exclusivo, todos na cor preta. As lanternas traseiras com lentes escurecidas foram trazidas da série especial Wildtrak, vendida em mercados da Ásia, Europa e Austrália. 

Santo-antônio invade as laterais, aumentando a "altura" da caçamba Foto: Divulgação

A tração 4x4, transmissão automática, diferencial traseiro blocante e o motor são os mesmos da versões XLT e Limited. O propulsor 3.2 Duratorq turbodiesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv (a 3.000 rpm) e torque de 47,9 kgfm (a apenas 1.750) atua em  conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.

O diferencial traseiro blocante, acionado por um botão no console, atua de forma integrada com o sistema de tração 4x4 ao transferir torque para a roda com maior aderência para compensar variações no piso e transpor obstáculos com eficiência e segurança.

Os pneus todo-terreno Scorpion AT Plus 265/65 R17 com letras brancas foram criados especialmente para a versão da picape. Segundo a Ford, são feitos sob medida para entregar o melhor desempenho em diferentes tipos de terreno – asfalto, terra, lama, água, cascalho ou pedra – com equilíbrio entre performance e conforto. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Pirelli para atender o perfil de uso 60% fora de estrada e 40% no asfalto.

Picape é a primeira no mundo a usar o pneu Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17, feito para 60% asfalto e 40% terra Foto: Divulgação

Boa lista de equipamentos de série

A lista de equipamentos da nova versão intermediária inclui direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia Sync 3 com tela de 8", painel configurável com duas telas de 4,2", faróis de neblina, sete air bags, câmera de ré. Sistema AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotagem e controle adaptativo de carga.

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