Publicidade
Acompanhe:
Cervejeiros

Família: LAGER (pronuncia-se "láguer")

Essa família de cerveja foi catalogada a partir do século XVII. Chamamos de Lager qualquer cerveja fermentada pela levedura Saccharomyces Pastorianus (também chamada de Calbergensis). Essas leveduras gostam de temperaturas mais baixas e ficam próximas ao fundo do tanque de fermentação antes de decantar. Por isso, as Lagers também são conhecidas como cervejas de “Baixa Fermentação”.

É na família lager que se encontra o estilo pilsen. Grande parte das cervejas da família das lagers tendem a ser menos aromáticas e mais leves em comparação às da família ALE. Por conta desta levedura, geram menos subprodutos durante a fermentação. Normalmente as lagers tendem ter mais aromas e sabores vindos das matérias primas utilizadas, como o malte e o lúpulo.

Nesta família temos cervejas deliciosas como as Bock, Vienna, Rauchbier (cerveja defumada) e as tradicionais Pilsner da República Checa. Falaremos sobre o surgimento das Pilsen em um próximo post. E sobre a terceira e última família de cerveja, iremos dedicar um post completo para ela. Na próxima semana falamos mais sobre a fermentação espontânea, até o próximo post.

Cheers!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.