Publicidade
Acompanhe:
Cervejeiros

Família: ALE (pronuncia-se "êiou")

A primeira família de cerveja descoberta são as ALE. Chamamos de Ale qualquer cerveja fermentada pela levedura Saccharomyces Cerevisae. Estas leveduras gostam de temperaturas mais elevadas na fermentação e ficam próximas ao topo do tanque de fermentação antes de decantar. Por isso, vemos, também, referências às Ales como cervejas de “Alta Fermentação”.

A fermentação com estas leveduras dá para essa família de cervejas características específicas. Normalmente, elas têm aromas e sabores mais complexos e na maior parte das vezes com notas de frutas e condimentos que vem de subprodutos que as leveduras geram.
Alguns exemplos de estilos desta família de cervejas são: as Weizenbier ou Weissbier, cervejas de trigo típicas da Bavária, região mais ao sul da Alemanha; e as Stouts, típico estilo de cerveja do Reino Unido e Irlanda.

Uma das marcas mais famosas do mundo é a irlandesa Guinness, cujo estilo é Dry Stout. Esse estilo apresenta aromas e sabores de torrefação e, dependendo da variante do estilo, ( Foreign Extra Stout, Oatmeal Stout, American Stout, Russian Imperial Stout) ela pode ter baixo ou alto corpo. Lembrando que esses são apenas alguns estilos desta família de cerveja.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.